top of page

Por que controlar as emoções não funciona?

Você é do time de pessoas que tenta reprimir, controlar e se distrair do que sente?


A grande maioria de nós aprendeu dessa forma. Na busca desse equilíbrio emocional criou-se a ideia interna de que, temos que ser sempre fortes e resilientes, sempre disciplinados e com força de vontade, ou mesmo que, precisamos estar sempre bem, sempre zen, sorrindo e não ter raiva nunca. Tentar controlar as emoções é uma péssima ideia e não é sinal de saúde.


Muitos estudos em neurociência trazem que, uma das características essenciais das nossas emoções é que elas são Naturais, precisam acontecer e serem sentidas. Percebo com frequência que, nossa dificuldade de nos permitir sentir nossas emoções, vem de uma construção de significados que fomos dando a elas, principalmente, desde nossa infância. Se crescemos e nos desenvolvemos em um ambiente onde nossa tristeza, raiva, choro foram julgados como sendo sinais de fragilidade, imaturidade e que deveriam ser ignorados para seguir a vida, é esse aprendizado e história que nosso cérebro processou e seguirá repetindo dessa forma.


Em 2014, um grupo de pesquisadores realizou um experimento para compreender se o estresse vivenciado na infância dificultaria esse processo de aceitação das próprias emoções e concluíram que memórias de estresse na primeira infância dificultam nosso processo de regulação emocional e aceitação das emoções.


Se a maioria de nós, é do time que tenta reprimir, controlar a emoção porque não podia sentir as emoções na infância, adolescência e isso causava estresse no ambiente familiar ou escolar e, também, estresse em nós mesmos pela indiferença ao que sentimos, provavelmente, se desenvolveu uma estrutura cerebral que na vida adulta vai ter dificuldades de aceitar e regular as emoções. Teremos a tendência a querer controlar, entendendo que é difícil se permitir sentir, por conta dessa construção que as emoções tiveram em nossas vidas.



O PASSO PARA MUDANÇA


Para modificar esse aprendizado é necessário tratar a maneira de como lindamos com o estresse e com a aceitação das emoções e isso envolve diversas estratégias que nos auxiliam a conhecer, aceitar e regular nossas emoções de maneira funcional para a nossa vida.


Nunca vamos parar de sentir: sentiremos medo, ansiedade, tristeza, alegria, raiva. Tudo isso faz parte de uma vida normal e saudável. Mas entender quando as emoções ficam grandes demais e nos atrapalham é extremamente importante para seguirmos em frente na saúde mental.










bottom of page